Choker: O que é o acessório queridinho da vez e como usá-lo? Pensa num colar que chegou com tudo e veio para ficar. Se você pensou na choker, acertou em cheio!
A palavra choker tem origem inglesa e significa gargantilha. Daí, você vai me perguntar o porquê de não usarmos a palavra em português para nos referirmos a esse colar. A resposta é simples. O termo gargantilha é bem amplo e abrange quaiquer colares ou adorno utilizado em torno do pescoço. O termo choker é usado especificamente para definir os colares curtos, usados bem justos no pescoço.
Em resumo, podemos definir a choker como um colar, bem grudadinho ao pescoço, que pode ter apenas uma ou várias voltas, feitos de vários tipos de materiais, como couro, tecidos, renda, aro rígido e medalhas, entre outros.
O termo pode ser até novo, mas a choker é uma velha conhecida do mundo da moda.
Ela já fez muito sucesso por aqui, chegando a ser um dos hits de moda dos finados anos 90. A choker foi imortalizada pela personagem Laura, na novela “Celebridade”, interpretada pela talentosíssima Claudia Abreu.
Na trama, a choker era item obrigatório no visual de Laura e, rapidamente caiu no gosto das mulheres brasileiras naquela época. Em pouco tempo ganhou as ruas e era difícil não ver uma mulher utilizando o acessório. A gente odiava a Laura por suas maldades, mas também amava em ver a personagem com seus colares bem justinhos ao pescoço.


Todo mundo pode usar choker?
Sim! A choker é um acessório bem democrático e pode ser usada por todos os tipos físicos. O sucesso total vai depender apenas da combinação que você vai dar junto aos demais acessórios.
A choker além de linda é um item super versátil, podendo ser usada sozinha ou em conjunto com outros tipos de colares, valorizando assim qualquer look. Apesar de toda a versatilidade do item, vale alguns pequenos cuidados na hora de compor o visual:





Primeiramente, se optar por utilizar uma choker maior, escolha usar junto brincos pequenos, para que o visual não fique desequilibrado. Se o modelo for mais discreto, opte por chamar atenção com itens mais chamativos, com brilho, por exemplo.
Se o modelo escolhido tiver muitos detalhes e aplicações, é prudente escolher acessórios mais discretos, entre eles os brincos e demais colares, caso seja o caso.
Fique atenta ao cumprimento do item. A choker mais comprida, comumente conhecida como gravatinha, é ideal para ser usada com blusas e decotes profundo, deixando a peça em evidência. Agora se o seu modelo de choker é apenas de uma volta e bem rente ao pescoço, vale abusar dos decotes em u ou blusas com golas mais fechadas. Outros modelos de decotes que são favorecidos pelo uso da choker, são os decotes ombro a ombro, ciganinha e canoa.



O importante é escolher um modelo de acessório que combine com o estilo do seu visual e deixe você confortável com o acessório.
Mas lembre-se sempre de deixar o colo à mostra para valorizar a protagonista do look.



E quando usar a choker?
A choker vai bem em qualquer ocasião e horário, podendo sem usada em praticamente sempre. Tudo depende do modelo e material escolhido.
As choker´s feitas de material com brilho, como o cristal, tendem a combinar mais com eventos que pedem sofisticação. Peças em couro são perfeitas para ser usadas tanto de dia, quanto a noite. E as confeccionadas com pérolas, vão bem em qualquer ocasião.
Com tanta beleza e facilidade de combinações, a chocker caiu no gosto das celebridades nacionais e internacionais. É comum ver alguma atriz, blogueira ou it girl desfilando linda e plena com o acessório por aí. Olha só de quem a choker já virou queridinha:






Se você está em dúvida se deve ou não usar choker, ou se sua dúvida é como combinar a choker com outros colares, dá uma olhada abaixo nas dicas que separamos para você arrasar com esse item que virou must have e veio para ficar!