Como conservar sua semijoia? Tem dúvidas em como guardar? Quer saber se pode ir à praia com suas peças? Te convido a dar uma lida no post abaixo e aprender alguns truques simples para manter a beleza e durabilidade das suas peças.

Antes de falarmos a respeito das dicas de conservação e cuidado com as semijoias, é necessário lembrar que, ao contrário da jóia, a semijoia não é eterna. A semijoia é um item intermediário entre as joias e as bijuterias. Elas são muito mais resistentes que as bijuterias, porém não tem a mesma durabilidade que uma joia.

Depois de alguns anos usando o mesmo brinco, por exemplo, é fácil perceber que o brilho da peça já não é mais o mesmo. Felizmente, existem algumas dicas de conservação que podem aumentar (e muito) a vida útil das peças.

Pensando nisso, listamos 7 boas dicas de conservação de semijoias, que vão te ajudar a aumentar a beleza e durabilidade das suas peças

1 – Evite contato com produtos de limpeza

Na hora de faxinar a casa, ou mesmo lavar a louça, o ideal é fazer isso sem utilizar a  sua semijoia. Isso porque a maioria dos produtos de limpeza costumam ser abrasivos e podem danificar as peças. Produtos como água sanitária e detergentes, pode corroer as peças, devido à sua ação química. Além disso, peças como anéis e pulseiras, podem atrapalhar a realização da sua limpeza.

Como conservar sua semijoia? Evite contato com produtos de limpeza
O que fazer quando a semi joia escurece?

2 – Evite contato com o suor no corpo

O nosso corpo produz uma substância conhecida como ácido úrico. Esse composto químico é expelido pelo suor em maior ou menor quantidade dependendo da pessoa. Quando liberado em taxas mais altas, o ácido pode acelerar o processo de oxidação da prata e do ouro na semijoia, fazendo com que ela fique escura. Assim, o uso de semijoias durante a prática de atividades físicas e sauna não é recomendado.

Como conservar sua semijoia? Evite contato com o suor no corpo.
Pode tomar banho com semi jóias?

3 – Evite contato excessivo com a água

Aposto que você curte uma piscina e uma boa praia, mas as suas semijoias não. O sal contido na água do mar e o cloro presente na água da piscina são dois grandes vilões na conservação da sua semijoia.

O contato excessivo com a água pode, ao longo do tempo, prejudicar a durabilidade e beleza das suas peças. Por isso, evite tomar banho, lavar roupa, usar a sauna, lavar o carro, ou qualquer outra atividade desse tipo, quando estive usando as suas semijoias.

Como conservar sua semijoia?
Evite contato excessivo com a água
Pode tomar banho com semi jóias?

4 – Evite o uso de perfumes e hidratantes

Quando for utilizar perfumes, opte por não borifá-lo diretamente sobre a peça. O mais aconselhado é usar o produto e somente depois de alguns minutos, colocar a peça.

No caso dos hidratantes, a dica também é a mesma. Utilize o seu creme corporal preferido, aguarde o mesmo secar e somente então coloque a sua semijoia, evitando assim que o produto possa reagir com a peças.

Como conservar sua semijoia?
Evite o uso de perfumes e hidratantes
O que fazer quando a semi joia escurece?

5 – Evite quedas

As semijoias são peças delicadas, compostas por cristais ou mesmo pedras naturais. Uma queda pode ocasionar a quebra desse do item. Por isso é importante ter muito cuidado ao manusear a sua semijoia.

É importante você saber que o termo ‘’mau uso’’ das peças está totalmente relacionado com o não cumprimento dessas dicas de conservação e de cuidados com a sua semijoia. O não cumprimento desses cuidados irá diminuir a vida útil das suas peças.

Vale ainda lembrar que a política de garantia da maioria das empresas de semijoias não cobre danos causados por mau uso. Portanto, é importante seguir as orientações de conservação das peças para, assim, evitar frustrações futuras.

6 – Guarde as peças com cuidado

Opte por guardar as suas semijoias de maneira individual, para evitar que o atrito entre as mesmas, possa danificar as peças. Uma boa solução é guardar as peças em saquinhos de veludo ou cetim.

Vale ainda lembrar que as peças devem ser guardadas em local limpo e seco,  longe da exposição ao sol e umidade.

Guardar as suas peças da maneira correta, vai ajudar a mantê-las lindas por muito mais tempo.

Como conservar sua semijoia?
Evite quedas e Guarde as peças com cuidado.
Como conservar sua semijoia?
Evite atrito com outras peças

7– Evite atrito com outras peças

O atrito com outras superfícies deve ser evitado. Ao lavar louças, ou executar atividade domésticas, evite fazê-las utilizando a sua semijoias. O atrito entre as superfícies pode ocasionar o desgaste do banho, danificando assim a peça.

Viu como seguindo algumas dicas bem simples você pode aumentar a durabilidade das suas peças? as dicas

As nossas peças são banhadas em ouro 18k, além de garantia de 01 ano no banho. Colares, anéis, brincos e pulseiras de qualidade e com garantia é na Scarllete Acessórios!

Gostou do texto? Comenta aqui se você tem alguma dica bacana para dar sobre conservação de semijoias! Vou adorar saber!

Scarllete

Cleo Santos é formada em Jornalismo e colaboradora no blog da Scarllete acessórios. Amante de moda, empreendedora e apaixonada por joias.

Posts recomendados

Deixe uma resposta

Siga-nos no Instagram!