Nude: Cor ou Conceito? Ele chegou com tudo e virou tendência entre a mulherada. Utilizado desde esmaltes até looks completos, o nude veio pra ficar. Mas afinal, o nude é uma cor ou um conceito? Fica comigo que eu irei falar disso no post abaixo.

Você já parou para pensar o que realmente quer dizer “nude”? Se procurarmos no dicionário, a palavra nude é originalmente inglesa e quer dizer:

1 – Desprovido de roupa; nu;
2 – Coloração que se assemelha aos tons pastel; semelhante à cor de uma pessoa considerada clara

Dada a definição, ouvir a palavra em nude, tornou-se naturalmente uma associação ao famoso “cor da pele”. Mas associar o nude a apenas um tom de pele que se assemelha ao bege, é basicamente pregar a pele branca como “universal” e isso não é correto.

O nude que temos visto em roupas, maquiagens e acessórios é um tom bege bem clarinho ou puxado para o rosado. Algo que passa bem longe da diversidade de tons de peles existentes em nosso país. Esse conceito é incorreto, além de poder ser entendido como excludente.

batom nude
esmalte nude
conjunto nude
roupa nude
sombra nude

Quando falamos em usar um visual “todo trabalhado” no nude, é pensar em um look que possa se aproximar ao máximo do nosso tom de pele. Ao associarmos o look ao nosso tom de pele, alongamos ainda mais a silhueta. E quem não ama isso? Entendeu porque o nude caiu no gosto da mulherada?!.

Mas para isso, é necessário encontrar um nude para chamar de seu e, o que é nude para você, pode não ser nude para outra pessoa. Por esse motivo o nude não deve ser entendido com uma cor e sim um conceito.

“Nude não é uma cor, mas sim um conceito”. Essa expressão foi dita por Christian Louboutin, no lançamento de uma coleção de sapatos nude em 2013. Na ocasião cinco tons de um único modelo de sapato foram lançados.

sandália nude
saia de tule nude

De lá pra cá, além da Louboutin, outras várias marcas optaram por “diversificar” a quantidade de tons de nude em suas coleções. Um exemplo é a marca de maquiagem Fenty Beauty.

A marca, pertencente a cantora Rihanna, lançou uma linha de cosméticos com a promessa de que todas as mulheres se sentiriam incluídas, em função da diversidade de tons em seus cosméticos. A marca caiu no gosto da mulherada com uma grande gama de cores ofertadas.

base nude
base nude rihanna

Pode parecer bobo, mas isso é um grande passo da indústria da moda, pois gera inclusão, além de servir de inspiração para outras marcas. Com isso, muito mais mulheres passam a se sentirem inclusas.

O que deve ser levado em conta é que todos os tons de pele devem ter representatividade.

maquiagem nude

Gostou do texto? Quer acrescentar algo? Me conta se você gosta de utilizar o “nude” nas suas composições. Me conta quais acessórios, como brincos, pulseiras e colares você usa para combinar. Fala aqui nos comentários.

Scarllete

Cleo Santos é formada em Jornalismo e colaboradora no blog da Scarllete acessórios. Amante de moda, empreendedora e apaixonada por joias.

Posts recomendados

Deixe uma resposta

Siga-nos no Instagram!