Você sabe a definição de semi joias? Em nosso artigo abaixo, veja como uma semijoia é definida.

Você sabe qual a diferença entre as modalidades acima? Se a sua resposta foi preço, saiba que as diferenças vão além do quesito financeiro.

Semijoias

Apesar de possuírem uma confecção em escala  mais comercial do que as joias, as semijoias são feitas seguindo alto padrão de qualidade, padrão esse muito superior ao daquele utilizado para a produção da bijuteria.

A base da semijoia é de latão, sobre a qual é aplicada uma camada intermediária de metal como cobre, bronze ou paládio. A essa estrutura é acrescentado um “banho de ouro”, por exemplo (daí o fato de se dizer que a semijoia é folheada a ouro).

Outra características das semijoias são as pedras utilizadas. Comumente é utilizado o uso de pedras semipreciosas e gemas sintéticas, como exemplo a zircônia, os vidros lapidados e as pérolas de fabricação industrial.

anéis
brinco

Bijuteria

São as peças mais simples das três categorias e muitas vezes são peças importadas do exterior em grandes lotes. Elas são comumente produzidas com materiais “não nobres”, como o níquel por exemplo, além de não receberem o banho de ouro ou prata.

A confecção de peças com a utilização de níquel, por exemplo, pode expor o usuário a alergias e irritações. Essa situação não é comum no caso das joias ou semijoias.

Como as peças são desenvolvidas para serem comercializadas em grande escala, não há exclusividade no desenho das peças, ou seja, ao adquirir um produto dessa categoria, você terá grandes chances de encontrar o item idêntico com outra pessoa.

anel
colar

Joias

Das três  categorias citadas, as joias são as peças mais trabalhadas por designes e joalheiros, tornando-se assim peças exclusivas e com alto valor financeiro.

As joias são exclusivamente desenhadas sobre metais nobres, como o ouro, a prata e a platina.

Outra características das joias são as pedras utilizadas em sua confecção. Elas são verdadeiras e altamente valiosas. Nas joias, as pedras são cravejadas o que garante ao produto uma maior durabilidade.

Já nas bijuterias, por exemplo, as pedras utilizadas são feitas de plástico e no processo de  confecção, as mesmas são coladas as bijus. Comumente esses apliques se descascam com facilidade ou se desprendem da peça.

anel ouro rosé
pérolas

Conta aqui, qual a sua modalidade preferida: Joias, semijoia ou bijuteria.

Vale contar também se você, assim como eu, gosta de usar um pouco de todas. Eu particularmente compro e utilizo todas as modalidades acima, levando em consideração a ocasião e também o meu humor….rsrs.

Scarllete

Cleo Santos é formada em Jornalismo e colaboradora no blog da Scarllete acessórios. Amante de moda, empreendedora e apaixonada por joias.

Posts recomendados

Deixe uma resposta

Siga-nos no Instagram!

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/scarlletecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755