Qual o correto: Semijoia, semi-joia ou semi joia? Você já precisou escrever essa palavra e ficou em dúvida sobre a grafia correta? Precisou recorrer ao dicionário ou alguém para ajudar? Se a resposta foi sim, fica comigo que vamos tirar sua dúvida no post abaixo.

Semijoia, semi-joia ou semi joia? Dizem que a língua portuguesa é tida como uma das mais difíceis do mundo. Essa pode a perspectiva de um estrangeira ao tentar aprender o nosso idioma. Isso porque nossa língua possui algumas dificuldades, como os sons nasais, os verbos, o S com som de Z,  os sotaques e as diversas regras gramaticais.  Essas “armadilhas e pegadinhas” acabam por confundir até mesmo nós, moradores nativos dessa boa terra.

Para tentar unificar e facilitar o entendimento e escrita do nosso idioma, foram criados os acordos ortográficos, válidos em todos os países que falam português.

Mas para que serve o acordo ortográfico?

O acordo ortográfico é um tratado internacional usado por todos os países de língua oficial portuguesa. Ele tem como objetivo unificar a ortografia da língua portuguesa, através da definição de novas regras ortográficas. O último acordo ortográfico firmado foi em 1990, em substituição ao Formulário Ortográfico de 1943. Até então o nosso idioma era o único do Ocidente que possuía duas grafias oficiais: a do Brasil e a de Portugal.

Apesar do novo acordo ortográfico tem sido firmado em 1990, a nova ortografia já está em vigor desde 2009, mas houve um período de adaptação, em que as duas regras valiam, tanto as antigas quanto as novas. A partir de janeiro de 2016, o novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório.

Com o advento do novo acordo ortográfico, a grafia de várias palavras do nosso idioma foram alteradas. Especificamente iremos falar de duas delas: joia e semijoia.

O que mudou nessas palavras?

Segundo o novo acordo ortográfico, as paroxítonas – aquelas que possuem a penúltima sílaba tônica – que contêm ditongo aberto tônico éi ou ói, não devem mais serem acentuadas. Portanto, a palavra jóia, que é um substantivo feminino, para ser escrita da maneira correta não deve mais ser acentuada, sendo escrita joia.

Inicialmente, o impacto visual pode causar sensação de estranheza: parece que quem escreve certo, na verdade, está escrevendo errado. Apesar da mudança na escrita, a pronúncia da palavra continua a mesma.

Já palavra semi é praticamente um prefixo e que até antes da criação do acordo ortográfico, utilizava o hífen em sua grafia, para separá-lo da outra palavra.

No caso de semijoias, é importante entender que o termo se trata da conexão de semi com joias, dando um sentido único para a palavra. Por isso, os termos não vão aparecer separados; eles necessariamente precisam estar juntos. Mas com ou sem hífen?

De modo resumido, as circunstâncias em que o uso do hífen é imprescindível são as seguintes: quando o primeiro elemento for um prefixo (como antiautocontraextramega e semi, por exemplo) e o segundo elemento for iniciado por vogal igual à vogal final do primeiro elemento ou iniciado por h.

No caso de semijoias, o prefixo (semi) termina com vogal, mas o segundo elemento (joias) não começa com a mesma vogal nem com a consoante h. Por isso, os termos devem ser unidos, mas sem o uso do hífen.

Dessa maneira, a grafia correta da palavra semijoia é junto, sem hífen e sem acento.

É imprescindível escrever corretamente o nosso idioma. Primeiramente porque devemos conhecer e usar corretamente nossa língua. E em segundo lugar, o uso correto da escrita é capaz de demonstrar que você é uma pessoa que se comunica bem, além de ser um bom articulador de ideias e argumentos.

Ah, você observou que escrevi ideia sem acento?! Essa palavra também foi alterada pelo novo acordo ortográfico. A sua alteração segue o mesmo critério da palavra joia.

Agora que você já sabe como escrever corretamente a palavra semijoia, você também precisa saber que as melhores e mais bonitas semijoias em BH e semijoia em Contagem, você só vai encontrar na Scarllete Acessórios. Os mais modernos modelos de brincos, colares, anéis, pulseiras, piercing e pingentes estão lá. Dá um pulo lá no nosso site para conhecer as novidades!

piercing cravejado
anel de dedinho
piercing

Gostou do que aprendeu? Me conta aqui se você tem ou já teve dúvida na escrita de alguma palavra do nosso idioma. Como você fez/faz para tirar a dúvida? Conta aqui, vou adorar ouvir sua história!

Scarllete

Cleo Santos é formada em Jornalismo e colaboradora no blog da Scarllete acessórios. Amante de moda, empreendedora e apaixonada por joias.

Posts recomendados

Deixe uma resposta

Siga-nos no Instagram!