O que é o Valentine’s Day? – Vários países ao redor do mundo comemoram  o dia 14 de Fevereiro como o dia do Namorados. Se você ainda não conhece essa tradição, vem comigo que eu vou te contar tudo no post abaixo.

O Valentine’s Day, ou dia de São Valentim, é comumente conhecido como o dia do namorados em alguns países do mundo. Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suécia e Japão são exemplos de países onde o dia 14 de Fevereiro é celebrado como o dia dos namorados. No Brasil essa data é comemorada no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antonio, popularmente conhecido como o “santo casamenteiro”.

Mas por que São Valentim é usado como referência nesse dia?

Conta-se que durante o século III, o imperador romano Claudio II, havia proibido os casamentos durante a guerra, com a intenção de que os jovens que estavam solteiros, pudessem se dedicar totalmente a vida militar. São Valentim, que nessa época era um bispo, ficou sensível ao drama dos casais apaixonados e começou e celebrar os casamentos escondidos.

A prática rebelde de São Valentim foi descoberta e ele foi preso e condenado a morte. Durante o período que esteve encarcerado, Valentim recebia flores e bilhetes de vários jovens dizendo que eles ainda acreditavam no amor.

Valentine’s Day
14 de Fevereiro – Valentine’s Day

Enquanto cumpria sua sentença na prisão, conta-se que Valentim apaixonou-se pela filha de um dos carcereiros que era cega e, milagrosamente ele lhe devolveu a visão. São Valentim foi condenado a morte por decapitação e antes de sua execução, escreveu um bilhete de adeus para sua amada, onde assinava como “de seu Valentim” ou “Seu Namorado”. Por isso a prática de se dar e receber cartões apaixonados no dia dos namorados.

Em uma concepção mais moderna, a tradição surgiu nos Estados Unidos em 1840, quando uma vendedora de cartões do Dia dos Namorados, vendeu a quantia de US$ 5000, um valor altíssimo para a época. A partir daí, a tradição do envio de cartões nessa ocasião não só aumentou, como se espalhou pelo mundo todo.

No Brasil, o dia 12 de Junho é usado para se comemorar o dia dos namorados. O surgimento do dia foi um pouco diferente, sendo mais uma necessidade comercial. Uma rede de lojas percebeu que durante o mês de Junho ocorria uma queda nas vendas, pois nesse mês não havia nenhuma data comemorativa. Para reverter essa situação a empresa contratou um publicitário que teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de Junho para as comemorações. Mas isso é uma outra história, para ser contada em outra hora…..

Atualmente o Valentine”s Day é uma data em que se celebra o amor entre duas pessoas. Essa celebração é comumente marcada pela troca de presentes, jantares românticos e programas para serem feitos a dois.

As semijoias são excelentes opção de presente para a ocasião, por serem um acessório amado pela grande maioria das mulheres. E se você quer fazer bonito nessa ocasião, em BH ou Contagem, a Scarllete Acessórios é a melhor opção para compra de anéis, colares, pulseiras ou brincos.

Gostou do post? Me fala aqui. Aproveita para também me contar se você comemora o Valentine’s Day ou não? Vou adorar papear com você!

Além disso dê uma olhadinha em nossa loja! Está cheia de novidades para você presentear!

Scarllete

Cleo Santos é formada em Jornalismo e colaboradora no blog da Scarllete acessórios. Amante de moda, empreendedora e apaixonada por joias.

Deixe uma resposta

Siga-nos no Instagram!