Você sabe diferenciar Diamante e Zircônia? Ouve-se falar muito na durabilidade dos diamantes e na beleza das zircônias, mas você sabe qual a diferença entre esses dois itens?

O que são os Diamantes?

O diamante é uma pedra preciosa formada por átomos puros de carbono . São comercializados como pedras preciosas, pois possuem um alto valor agregado.

Além do alto valor econômico, os diamantes, ao longo dos tempos, viraram símbolos de status e elegância. Essas gemas são tão antigas quanto o nosso planeta e quanto mais incolor, mais valioso ele será.

Os diamantes são formado sob enorme temperatura e ascendem à superfície através de erupção vulcânicas. Eles não são encontrados na natureza na forma como o conhecemos. Até chegarem as joalherias e serem cobiçados por muitos, os mesmos passam por um processo de acepção da gema, comumente conhecido como lapidação. É através da lapidação que será definida a forma da gema. A formação de um diamante na natureza pode levar milhões de anos, mais um do motivos que eleva tanto o seu valor comercial.

O que são as Zircônias?

A Zircônia Cúbica é uma gema produzida em laboratório como imitação do diamante. Elas ficaram popularmente conhecidas por possuírem um brilho e beleza semelhantes aos diamantes e que apesar disso, possuem um preço muito mais acessível.

Por ser sintética, a Zircônia também pode ser feita em outras cores. Por ser produzida em laboratório, essa pedra quase não possui defeitos. Outra característica da Zircônia é possuir uma grande durabilidade, embora não tanto quanto ao diamante.

Como diferenciar um Diamante de uma Zircônia?

Para saber se a gema é uma Zircônia ou Diamante, basta apenas um simples teste:

Coloque as pedras em cima de uma folha de jornal, caso você consiga ler as letras através da gema, é provável que seja uma zircônia.

Outro teste a ser feito é colocar o diamante na frente da boca e soltar o ar por ela. Se a pedra se mantiver embaçada após passados 02 segundos, é bem provável não se tratar de um diamante verdadeiro.  Isso acontece porque um diamante verdadeiro dispersa o calor na hora.

Apesar dos testes acima, para se ter certeza da veracidade da pedra, é recomendado que a gema seja entregue a um avaliador com excelente reputação.

Qual é a melhor opção?

Apesar de reproduzirem de forma incrível, o brilho dos brilhantes, as zircônias, com o passar do tempo, perdem o brilho. Também deve-se considerar que elas podem ser arranhadas, caso não haja cuidados especiais com as joias.

É fato que os brilhantes possuem um preço mais elevado, porém são considerados o material mais resistente, pois são diamantes, ou seja, não perdem o brilho maravilhoso. Não por acaso a conhecida frase: “Os diamantes são eternos!”

A minha dica é mesclar a utilização dos itens, levando em conta a situação: Os diamantes podem ser utilizados em uma ocasião mais formal, como um casamento, por exemplo.

Já as zircônias já podem ter sua utilização mais abrangente, indo do trabalho ao happy hour, por exemplo.

Enfim, o que vale mesmo é estarmos bem com nos mesmas. Isso acontecendo, o diamante ou a zircônia serviram apenas para realçar nossa beleza natural.

Me conta: Em que ocasiões você utiliza suas semijoias com o diamante e quais você utiliza a zircônia?

Scarllete

Cleo Santos é formada em Jornalismo e colaboradora no blog da Scarllete acessórios. Amante de moda, empreendedora e apaixonada por joias.

Posts recomendados

Deixe uma resposta

Siga-nos no Instagram!

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/scarlletecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755